sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

TRES PASSOS IMPORTANTES PARA SE LIVRAR DAS DROGAS

1. RECONHECER O SEU VÍCIO COMO UM PROBLEMA MUITO GRAVE.

O primeiro passo é reconhecimento. Reconhecer que o vício das drogas está lhe dando prejuízos em várias áreas de sua vida. Tais como: financeiro, familiar, trabalho, saúde, afeto, etc.
Um dos grandes defeitos de caráter de um usuário de drogas é o orgulho. O orgulho que eles adquirem é a adoração de si mesmo e de seus prazeres, não dando ouvidos a conselhos e opiniões sobre sua vida.
Com esse orgulho, ele passa a não enxergar os seus defeitos e os prejuízos que a droga está lhe causando. O orgulho é tão grande que eles não querem perceber que ele mesmo está se afundando por causa da escolha que eles escolheram para a vida deles, usar drogas.
O dependente químico ilude a si mesmo dizendo que tem o controle do seu vício, que para de usar a qualquer hora. Todos, ao seu redor, sabem que não é essa a realidade, pelos vários problemas e prejuízos que o dependente apresenta e que vem crescendo de acordo com o tempo de uso das drogas.
O dependente precisa reconhecer que ele não tem mais o domínio sobre sua vida, que há vários prejuízos em sua vida e de sua família por causa do vício. O dependente precisa quebrar seu orgulho e reconhecer que a droga já o dominou. Reconhecer que ele não tem condição de se libertar sozinho do seu vício. Precisa reconhecer que necessita de ajuda externa.
Conheço vários dependentes químicos que tentaram se livrar do vício sozinho, mas não conseguiu. Eles até conseguiram parar de usar por algumas semanas e até meses, mas acabou voltando a consumir drogas.
Esse exemplo é um indício de que o dependente perdeu o controle da sua vontade. Tentou parar, mas não conseguiu.
2. QUERER AJUDA
O segundo passo a tomar é querer ser ajudado. Não confunda com o primeiro passo acima.
Talvez você possa afirmar para mim: “se o dependente de drogas reconhecer o seu problema, automaticamente ele vai querer ajuda.” Dentre os meus vários anos de experiência em aconselhamento para usuário de drogas, isso não acontece automaticamente.
Ilustradamente, eu digo que há vários quilômetros de distância entre a cidade do reconhecimento e a cidade Ajuda. A estrada é longa.
Muitos usuários chegam à primeira fase, reconhecendo os prejuízos e a dependência das drogas, mas ainda sim, eles preferem “usufruir” dos prazeres que a droga ainda oferece, mesmo tendo várias conseqüências desastrosas em sua vida.
O dependente por livre e espontânea vontade precisa querer ajuda. Essa atitude deve partir do usuário. A família tem o papel fundamental de conscientizá-lo a querer buscar essa ajuda.
Muitas vezes é a família quem força o usuário a querer ajuda. Nesse caso ele procura ajuda e nada adianta porque não foi por vontade própria, mas por pressão da família. Ele precisa (por si só) reconhecer e querer ajuda porque a droga está destruindo-o.
3. BUSCAR AJUDA
É o mesmo caso citado acima, querer e buscar ajuda parecem ser semelhantes. Como na ilustração anterior, há uma distância grande entre a cidade do querer e buscar.
O dependente não deve ser pressionado a buscar ajuda. Infelizmente haverá desgaste profundo na família em forçar o usuário a buscar ajuda. Buscar ajuda deve ser exclusivamente uma decisão do dependente. A família pode mostrar a necessidade de ele buscar ajuda.
Trabalhei por seis anos como obreiro e conselheiro de usuário de drogas e familiares na Instituição chamada Projeto Vida Urgente, instituição filantrópica de ajuda e evangelização de usuário de drogas e familiar.
Para um dependente entrar e participar do projeto precisa fazer uma triagem. E TODAS as vezes que o usuário dizia que estava ali por causa da pressão dos pais, esposa, irmãos, já sabíamos de antemão que ele não continuaria por muito tempo no projeto, porque ele não estava ali por vontade e iniciativa própria.
São três passos que o dependente precisa dar, conscientemente, para alcançar a libertação das drogas. Preciso lembrar que esses passos são OS MEIOS para alcançar a libertação, mas A CURA encontra-se somente em Jesus Cristo.
Sem os três passos citado nesse artigo, creio eu, ser impossível uma pessoa livrar-se do vício das drogas. Para você receber a libertação EM CRISTO é preciso reconhecer que a sua natureza é pecaminosa, que você não tem condição de salvar-se a si mesmo, que precisa arrepender-se de seus pecados, que precisa de Cristo para salvar a sua alma do inferno. Somente Cristo em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário